Rio+20 : O que deveria ser um futuro bem sucedido.

Redação
Tema : "Os impactos da Rio+20 sobre a qualidade de vida do planeta." (Banco de Redações do site UOL)


A Conferência internacional para elaboração do desenvolvimento sustentável, a Rio+20, deixou a desejar em seus objetivos. Devido a atual crise econômica mundial, os países líderes que deveriam implantar novas ideias e acordos, principalmente reformar e fixar seus compromissos com o assunto utilizaram como desvio de eixo suas respectivas situações frágeis econômicas. 
A urgência evidente de salvação do meio ambiente e os protestos ecológicos novamente encontram-se desfocados, naquilo que era para ser principal. Isso implicará em toda uma reestruturação saudável dos padrões de vida do planeta, tais como : melhorias de vidas ligadas à saúde e ao ambiente povoado. Vive-se melhor em um ambiente melhor. De acordo com o processo dado nessa reunião, o planeta ainda terá de conviver com suas dificuldades e a qualidade de vida tende a se manter ou piorar.
É necessário reeducação aos cidadãos de como conviver com seus costumes sabendo usufruir dos meios que a natureza oferece, para isso obviamente deve-se apresentar projetos e incentivos governamentais. Porém, não há indício de impecilhos financeiros, visto que as mudanças devem surgir das atitudes e não do "bolso" propriamente. 
O acordo com todos os integrantes da conferência seria  acreditar e aceitar novas alternativas, por exemplo,  implantar novos métodos sustentáveis nas construções públicas, assim a verba seria aproximada ao valor de custo dos orçamentos, mas  os materias de construção seriam substituídos por outros ecológicos e toda a construção seria abordada de forma igual. Outra boa iniciativa seria na complementação de distribuição aquífera das cidades. Reaproveitando água das chuvas para obras públicas, como chafaris, caixas d'água, jardins e praças. Também  na agricultura que é um meio de economia. A coleta seletiva de lixo, obrigaria as famílias a separarem seus lixos, reeducando-os a aderir esse costume da reciclagem .
O trabalho de arquitetura urbana que já vem se voltando a ideias sustentáveis, de fato deveriam ser abraçados. Um paisagismo nas cidades de acordo com a utilização da "visão natural", reflorestamento e  afins, iria formar beleza e conforto, que por outro lado iria gerar mais pessoas visitando e se encontrando na ambientação local, que ainda iria causar gastos e fluxos econômicos. Sendo aproveitado esse fato por exemplo, no turismo e na venda de imóveis. Todos querem se estruturar em um meio bonito, confortável e que origine lucro. É lógica da espécie humana.
Mudanças simples de início produziriam grandes gráficos de diferença. Aos poucos essas mudanças atingiriam os padrões de vida sociais, desencadeando o procurado equilíbrio da sustentabilidade. 
Tudo trata-se de transformação de atitudes e não há impedimentos para isso. Porém o que se tem realmente que discutir é o interesse nesses atos, que são efetivamente os grandes "embargadores" de projetos.

Por, Rayanne Nayara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquele "Q" de quero mais.

Se você não tem tempo de fazer o que ama, o que você está fazendo?

Droga Esplendíssima